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Qual o queijo é mais saudável ?



Você é louco por queijos assim como eu ? . Então leia este post! Há algum tempo atrás eu prescrevia preferencialmente queijos magros aos meus pacientes, principalmente quando o objetivo era redução de peso gorduroso. Mas a nutrição é uma ciência tão maravilhosa que muda diariamente a medida que estudos científicos significativos e consistentes surgem. Hoje, indico preferencialmente os queijos curados. Jamais devemos pensar apenas em calorias, e sim, no real valor nutricional que os alimentos possuem.


Os queijos curados são queijos que tem um processo de maturação de pelo menos 30 dias. São eles: Queijo da Canastra (curado e meia cura), Emmenthal, Gruyère, Grana, Parmiggiano, Parmiggiano, Gouda, Edam, Montanhês, Parmesão, Reino e Provolone.


A final de contas, porque é saudável comer queijos com maior tempo de maturação? Hoje sabemos que os queijos curados levam vantagem sobre os queijos magros. Isso ocorre porque grande parte da lactose é fermentada neste processo de maturação, sendo uma opção melhor para os intolerantes à lactose. Além disso, gordura é quebrada em gorduras melhores com melhor valor nutricional, tendo assim um melhor perfil de gordura, como ácidos graxos de cadeia curta e ácidos graxos de cadeia média. A proteína que antes era muito anovelada (a sua estrutura quaternária vai se quebrando) torna-se uma proteína de melhor digestibilidade. Mas não exagere, consuma aproximadamente de 30 a 40 gramas ao dia!


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