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Vitamina B 12

A vitamina B12 é extremamente necessária para a formação de eritrócitos (células sanguíneas), metabolizar os aminoácidos, age como protetora contra os problemas cardíacos e a sua presença é indispensável para um bom funcionamento do sistema nervoso. Sobre as fontes, são as carnes, peixes, fígado, ostras e também mexilhões. Infelizmente, não existem vegetais que ofereçam boas quantidades de vitamina B12, mas isso não quer dizer que uma dieta vegetariana bem orientada não possa oferecer quantidades necessárias. Sua carência pode levar ao desenvolvimento de anemia, falhas de memória, dificuldade de concentração e até gerar quadros depressivos. Embora sua deficiência seja geralmente associada à alimentação vegetariana e vegana, a verdade é que a deficiência de B12 é cada vez mais comum hoje em dia em qualquer estilo alimentar.⠀ A questão é que muitas vezes o problema não é a falta de consumo, mas sim a falta de absorção e metabolização. E um dos motivos que mais interfere nesse processo é o uso frequente de medicações como inibidores de bomba de prótons (Omeprazol), antiácidos ou antibióticos, algo tão comum e tão banalizado nos dias de hoje. Se a sua B12 insiste em ficar baixa mesmo com uma dieta rica e variada, avalie se não há a influência de outros fatores que interferem na sua absorção. Buscar a CAUSA VERDADEIRA do desequilíbrio de b12 é fundamental, bem como, olhar para o sistema como um todo, buscando entender os gatilhos e tratá-los.⠀ A B12 pode ser medida através de um simples exame de sangue. É interessante fazer essa avaliação ao menos uma vez ao ano. Para quem já fez o exame de B12, pode observar níveis de referência da maioria dos laboratórios: 180-914 pg/mL porém, em consultório trabalha-se os níveis ótimos/funcionais em 500-900pg/mL (repare que não é a referência do laboratório) tendo em mente que níveis ótimos ficam acima de 500 pg/dl. A forma de suplementação mais adequada é a metilcobalamina, que é superior a cianocobalamina. Ela é facilmente encontrada em farmácias de manipulação, mas só podem ser feitas sob prescrição de médico/nutricionista. Tanto para regular os níveis dessa vitamina, o caminho é sempre o mesmo: uma nutrição ajustada e suplementação bem direcionada, sob orientação de um nutricionista funcional.

Beijos da nutri.



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