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Volta às aulas: montando uma lancheira saudável

Nós pais, temos o dever e a obrigação de oferecer uma alimentação saudável para os nossos filhos.

Oferecer uma alimentação variada e colorida rica em frutas, vegetais, cereais integrais e evitar o consumo de alimentos altamente industrializados cheios de aditivos químicos, ricos em gorduras e açúcares é o melhor a fazer pela alimentação dos nossos filhos.

Então vamos lá:

** Quando formos preparar o lanche dos pequenos tente envolver o seu filho neste processo. Ele irá adorar ir com você a uma loja de produtos naturais ou a uma feira, por exemplo. Essas atitudes fazem com que, desde cedo, ele aprenda a ter autonomia e no futuro possa fazer as melhores escolhas alimentares.

** Escolher alimentos práticos irá facilitar o consumo no ambiente escolar, por exemplo: as frutas podem ser enviadas já cortadas e sem casca.

** Dar bons exemplos também é muito importante. Nunca esqueca disso: o exemplo é o melhor ensinamento. As crianças se espelham nos pais o tempo todo, inclusive em relação as escolhas alimentares.

** Seja criativo ao elaborar os lanches, isso deixará os lanches mais divertidos atrativos visualmente para a criança.

** Planeje com antecedência as comidinhas que farão parte da lancheira do pequeno durante os cinco dias da semana. Esta simples atitude irá facilitar a organização e permitirá que você ofereça sempre lanches saudáveis para os pequenos.


Ao montar os alimentos na lancheira do seu filho, procure sempre incluir:

FRUTA OU LEGUME + CARBOIDRATO + PROTEÍNA + BEBIDA


FRUTA OU LEGUME + CARBOIDRATO (pão integral OU bolo caseiro OU pipoca OU pão de queijo caseiro OU tapioca OU cookies caseiros OU pinhão OU milho verde OU biscoito de polvilho) + PROTEÍNA (iogurte OU leite fermentado OU patê caseiro OU ovinhos de codorna OU oleaginosas OU queijo) + BEBIDA (água, água de coco natural, suco de frutas natural, chás de ervas e frutas).

Veja algumas opções de lanches saudáveis para colocar na lancheira do seu filho:

frutas frescas, frutas secas (ameixa seca, tâmaras, damascos, cranberry, uvas passas), cenoura baby, ovinhos de codorna, tomate cereja, cubinhos de queijo branco, oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia, amendoim), pão de queijo caseiro, pinhão, batata doce, tapioca, milho verde, biscoito de arroz integral, bolo salgado integral caseiro, bolo doce integral caseiro, suco de frutas, salada de frutas, água, chá natural gelado, água de coco natural, suco de uva integral, iogurte, leite vegetal com cacau em pó (castanhas, amêndoas ou de coco), cookies integrais caseiros, pipoca natural, leite fermentado, pão integral com geléia de frutas natural, sanduíche de pão integral com queijo ou patês caseiros.

Com tantas opções assim, agora é caprichar na lancheira do seu filhote!


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Fernanda da Cunha© 2020 Desenvolvido por Produuza Web

Nutricionista Fernanda da Cunha
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