top of page

Artigos, dicas e receitas

Aumente a sua Imunidade




Estamos vivenciando uma situação tão delicada. Muitos pacientes estão me questionando sobre como podemos reforçar o nosso sistema imunológico por conta do Coronavírus.

A baixo escrevi algumas dicas para dar um up no seu sistema imunológico:


- Devemos evitar açúcares simples como doces, sobremesas, farinha branca e grãos refinados. Os açúcares refinados podem suprimir o seu sistema imunitário durante horas.


- Inclua proteínas em cada refeição. As proteínas são os blocos de construção do corpo, incluindo o seu sistema imunológico e de desintoxicação. Proteínas animais orgânicas e magras, assim como proteínas vegetais (leguminosas, nozes, sementes) são importantes para serem consumidas em cada refeição e lanche.


- Não podemos deixar de cuidar o nosso intestino. Sabemos que intestino saudável é fundamentar para mantermos uma boa imunidade. Fazer uso de alimentos fermentados, prebióticos e probióticos são muito importantes.


- Adicione alho, cebola, gengibre e muitas especiarias curativas (orégano, cúrcuma) às suas sopas, vegetais, pratos principais e molhos. O alho e a cebola oferecem propriedades antimicrobianas.


- Beba muitos líquidos: Isso apoia todas as funções do seu corpo, incluindo o sistema imunológico.


- Beber chás com gengibre são maravilhosos também. O gengibre dá um ótimo reforço imunitário.


- Durma o suficiente! Todos nós sabemos que o sono restaura e cura o corpo. Sem um sono adequado, a função imunológica ideal é quase impossível!


- Tente controlar o estresse, eu sei que não é fácil, mas o excesso de estresse deprime o nosso sistema imunológico.


- Sabemos que algumas vitaminas, minerais e compostos bioativos fortalecem muito o nosso sistema imunológico. Uma das vitaminas principais sem dúvida é a vitamina D3 (estudos demonstraram que as pessoas com deficiência de vitamina D têm 11 x mais probabilidade de desenvolver gripe). É importante que ela esteja acima de 40 ng/ml.


- Ferro - uma ferritina entre 70 e 100 já está boa para não comprometer a sua imunidade!


- Vitaminas B12, B9, B6 - devem estar da mediana da referência para cima - nunca excedendo o valor total. Carnes, leites, ovos, abacate, vegetais verdes e oleaginosas são as principais fontes alimentares.


- Coma várias porções de frutas e vegetais coloridos que são ricos em vitaminas C e A e fitonutrientes que suportam o sistema imunológico. Escolha mais verduras de folhas, vegetais crucíferos (brócolis, couves-de-bruxelas, couve-flor), frutas cítricas, pimentão, batata-doce e abóbora. Consuma de três a quatro porções de frutas e quatro ou mais porções de legumes todos os dias.


- O zinco presente nas oleaginosas, carnes e leites por exemplo, é um nutriente envolvido na diferenciação das células imunológicas (principalmente linfócitos T).


- Fazer o uso de própolis,  equinácea, pelargonium sidoides e mel (1 colher de chá pela manhã) também podem ser bem interessantes.


Sabemos que nenhuma intervenção nutricional, por si só, pode impedir a infecção, mas também sabemos que alguns nutrientes desempenham funções muito importantes sobre o nosso sistema  imunológico. Então vamos nutrir nossas células, dormir bem, controlar o estresse e hidratar-se adequadamente!


❌LEMBREM-SE QUE TODA A SUPLEMENTAÇÃO\ORIENTAÇÃO DEVE DER INDIVIDUALIZADA. AS QUANTIDADES SUGERIDAS PARA UM INDIVÍDUO NORMALMENTE SÃO DIFERENTES PARA OUTRO. RESPEITAR ESTA INDIVIDUALIDADE É FUNDAMENTAL QUANDO FALAMOS DE SAÚDE, AFINAL, SOMOS SERES ÚNICOS.

PROCURE ORIENTAÇÃO DE UM NUTRICIONISTA ATUALIZADO PARA LHE ORIENTAR E VER O QUE SERIA MAIS ADEQUADO PARA VOCÊ.


Cuide-se.

Beijos da nutri.



100 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page