Consultórias em segurança alimentar

Consultoria em Empresas

O assunto “Qualidade de Vida” nunca foi tão comentado, em virtude do crescimento abrupto do número de pessoas, apresentando sinais e sintomas de risco para a saúde. Trata-se de um fenômeno que nasceu em conseqüência da vida atribulada e de um mundo mais competitivo e estressante, que contribui para uma alimentação irregular e para a falta de exercícios físicos.

Assim, não é de se estranhar que a qualidade de vida seja tão desejada pelas pessoas e pelas empresas que zelam por seus funcionários. Porém, para alcançá-la é preciso vontade, disciplina e o mais importante: ter o acompanhamento de profissionais sérios e competentes.

Nesse contexto, o meu papel é orientar e munir os funcionários com informações que poderão reduzir, entre outros, o risco de desenvolverem algumas doenças crônico-degenerativas, além de melhorar a satisfação dos funcionários e a produtividade dos mesmos.

Consultoria em Restaurantes

As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene utilizadas em todos os países do mundo, necessárias para garantir a produção de alimentos seguros.

A Consultoria em Serviços de Alimentação tem como o objetivo de adequar as suas práticas de produção às normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), garantindo a saúde dos consumidores finais e a sustentabilidade da empresa contratante.

       Serviços oferecidos através da consultoria nutricional para restaurantes: 

  • Acompanhamento da rotina do estabelecimento, por meio de vistorias periódicas, para avaliação da situação local;

  • Identificação das não conformidades (diagnóstico) para a elaboração do plano de ação com o objetivo de promover melhorias necessárias no estabelecimento;

  • Projetos de adequação do espaço físico do local, para atender às exigências da legislação vigente da Vigilância Sanitária adequados ao volume de produção a ser trabalhado e da variedade de produtos que são oferecidos;

  • Elaboração e implantação de um Manual de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação (BPFM) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), de acordo com a Resolução 216 de 2004 da ANVISA.

  • Organização do processo produtivo: depósito de matéria-prima, a área de produção, a área para estocagem dos produtos acabados, o escritório, e espaço destinado a comercialização dos produtos anexo a fábrica (caso haja a opção de atendimento ao público desta maneira);

  • Elaboração de ficha técnica de produtos e/ou preparações para padronização e controle do processo de fabricação;

  • Elaboração de cardápios e receitas;

  • Instrução aos colaboradores quanto aos aspectos de produção sustentável, com orientação voltada para a maximização dos recursos utilizados pela fábrica de alimentos, como o uso consciente de água, energia e produtos de limpeza e não desperdício de alimentos, fazendo uso do máximo que a matéria prima pode fornecer;

  • Criação de rótulos nutricionais de alimentos para adequação do produto conforme a legislação vigente;

  • Desenvolvimento de conteúdo para website, bem como auxílio na elaboração do material de marketing nutricional;

  • Programas de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional para os colaboradores devidamente documentados no POP com os temas: segurança alimentar; higiene e manipulação de alimentos; higiene pessoal, dos utensílios e do ambiente; doenças transmitidas por alimentos; boas práticas; alimentação saudável; entre outros, o que acaba por resultar na melhoria dos processos, bem como, na qualidade de vida dos colaboradores da empresa;

  • Responsabilidade Técnica da área da saúde e nutrição do estabelecimento. Segundo a Vigilância Sanitária, sempre que uma empresa, pública ou privada, desenvolve atividades na área de alimentação e nutrição, é necessário que mantenha vínculo empregatício ou de prestação de serviços com nutricionista responsável técnico. Dessa maneira, o nutricionista poderá elaborar as receitas dos produtos, informações nutricionais, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade dos produtos, além de supervisionar as regras de higiene.

Consultoria em Escolas

Estudos informam que durante a vida escolar, a alimentação balanceada como fonte de nutrientes e minerais, além de ajudar no crescimento sadio dos alunos estimulam de maneira mais fácil o aprendizado. Este momento de aprendizado é oportuno para criar um hábito alimentar saudável nas crianças, auxiliando para que não se tornem futuros obesos, e aprendam a cuidar da própria alimentação. A atenção dada à alimentação de crianças e adolescentes deve ser muito cuidadosa, pois, nessas faixas etárias, ela tem um papel vital no crescimento e desenvolvimento. Além disso, é durante esse período da vida que se adquirem os principais hábitos alimentares. Diante disso, as escolas exercem um papel fundamental na formação de hábitos alimentares adequados.

A consultoria nutricional para escolas tem como objetivo levar informações nutricionais extremamente necessárias para a promoção da saúde, higiene, qualidade de vida, e bem estar, tanto para o corpo docente, funcionários, manipuladores de alimentos, quanto para pais, alunos e responsáveis. Sendo assim, podemos atuar tanto no que tange a segurança/higienealimentar quanto no diagnóstico nutricional dos escolares nas diferentes faixas etárias a fim de identificar o risco de desenvolvimento de desvios nutricionais precocemente.

Newsletter

Entre para minha lista e receba novidades, receitas e informações sobre nutrição e saúde:

Fernanda da Cunha© 2020 Desenvolvido por Produuza Web

Nutricionista Fernanda da Cunha
Nutricionista Fernanda da Cunha
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram